Gestão de Riscos

Esse artigo foi construído em parceria com a Educa Capital


Porque a gestão de risco é o ponto mais importante para ter ganhos consistentes.


Iniciar qualquer tarefa sem pensar nos riscos que podem atrapalhar seus objetivos não é indicado em qualquer situação. No mercado financeiro pode ser muito pior, pois você irá sentir uma enorme frustração em ver seu dinheiro indo embora sem uma segunda chance para recuperar. Para isto existe a Gestão de Riscos.


Perfis de risco de um investidor


Qualquer um quer ganhar dinheiro quando inicia um investimento. Ninguém compra uma ação, aplica em fundos ou contrata uma assessoria financeira se está querendo perder dinheiro.


Isto parece tão óbvio quanto ridículo de se dizer, porém perder dinheiro é a consequência para quem não se prepara e não planeja seus riscos ao investir. Cada um tem uma disposição ao risco. Isto significa que cada pessoa tem uma tolerância à perder dinheiro para que possa ganhar mais.


Pessoas com um perfil conservador não aceitam perder nunca ou quase nunca, e sabem que a consequência disso é deixar de ganhar mais. Estão felizes em ganhar pouco e nunca perder.

O perfil moderado geralmente arrisca uma parcela do seu capital para aumentar seus lucros. Isto pode ser feito de várias maneiras, como por exemplo, carteiras diversificadas de investimento ou produtos financeiros mais arriscados. O importante é deixar a maior parte do capital com ganho menor, mas sem risco de prejuízos, e uma parcela menor exposta em renda variável para aproveitar chances e obter lucros maiores.


Quem tem um perfil avançado ou agressivo vai buscar no mercado os produtos que podem trazer os maiores resultados, e consequentemente os maiores prejuízos. Estão cientes que podem perder muito ou tudo, mas aceitam o risco em troca da possibilidade de ganhos maiores.

Nunca subestime os acontecimentos fora do padrão. São eles que trazem grandes ganhos ou enormes prejuízos.

Mindset de investidor x apostador


O mercado financeiro não é um jogo. Parece, mas não é. Você precisa estar preparado para a qualquer momento uma crise ou uma notícia totalmente inesperada causar um grande movimento que pode levar embora anos de investimento.


Se você não tem uma gestão de riscos capaz de proteger sua carteira, o natural é sua mente funcionar como se estivesse em um jogo, onde você irá colocar mais dinheiro para tentar recuperar o que perdeu. Este impulso pode se repetir até você quebrar, o que significa chegar no ponto onde você não tem mais como entrar no mercado para recuperar o que perdeu. Histórias de pessoas que agiram desta maneira são bem fáceis de encontrar.


Ao contrário do comportamento de um jogador, o investidor sempre deve estar protegido para que em eventos fora do padrão, ou “eventos de cauda” como chamam os autores deste assunto, o seu prejuízo seja aceitável.


Não há como investir de forma arriscada e se proteger ao ponto de nunca perder, aí você estará sendo conservador e não obtendo lucros maiores. O necessário é buscar a proteção adequada para cada tipo de investimento.


Exemplos de proteção e gestão de riscos


Se você tem uma disposição maior ao risco, pode se proteger sem deixar de lado as chances de obter lucros maiores.


Uso de STOP


O mercado tem diversos dispositivos para o controle de entradas e saídas de operações. Os STOP (loss e gain) talvez sejam os mais comuns e com maior capacidade de refletir em uma ordem o perfil do investidor.


Com o STOP LOSS você já começa informando quanto aceita perder. Se o mercado for contra sua posição, você não será surpreendido negativamente e o prejuízo será aquele que você poderia suportar. A mesma coisa vale para o STOP GAIN, onde você já deixa pronto qual sua expectativa de lucro, e quando ela for alcançada sua posição é encerrada e o dinheiro obtido vai para sua conta.


Diversificação


Você pode comprar ações de diferentes tipos de empresa, onde uma se beneficia da alta do dólar e outra não. Com o uso de stops, você encerra a posição em uma delas com um prejuízo pré estabelecido, e deixa a outra obter lucro a ponto de compensar esta perda se eventos de cauda ocorrerem.


Isto pode ser feito não só com empresas suscetíveis à variação do dólar, mas com empresas de setores distintos, onde naturalmente um setor terá melhor resultado que outro em gerar valor aos acionistas.


A diversificação também pode ocorrer com o uso de fundos de ações, de dólar, ou várias outras modalidades, onde você delega à um gestor a operação e controle dos riscos.


Long&Short


Uma forma de pensar em proteção pode ser também vendendo um ativo. Como você não precisa possuir este ativo para se posicionar como vendido, pode comprar um determinado ativo financeiro e vender outro. Se um movimento brusco ocorrer, ganhará com o mercado subindo ou caindo muito. É uma forma que envolve um pouco mais de dedicação e conhecimento, mas funciona muito bem em renda variável.


Opções (puts e calls)


As opções são direitos de compra ou venda com preço e data pré estabelecidos. Quando você compra uma ação para obter lucro com o aumento do seu valor, pode comprar uma opção de venda (put) para compensar um possível prejuízo caso o preço caia. São operações mais avançadas, mas bem fáceis de se conhecer junto à sua corretora.


Proporções para day trade


Mesmo o melhor trade do mundo jamais vai conseguir ganhar sempre, mas quando ele ganha, se ele for bom mesmo, vai ganhar várias vezes o valor que tenha perdido. A proporção mais básica é 3×1, onde para cada operação você configura seu stop gain para sair da operação com um lucro três vezes maior do que o prejuízo causado por um stop loss.


É possível variar esta proporção, mas no longo prazo você terá prejuízos se ficar realizando pequenos lucros, saindo do trade logo que ele aponta um ganho, e deixar grandes prejuízos ocorrerem pensando que pode se recuperar.


São inúmeras as formas de proteger seu investimento de movimentos inesperados do mercado. O mais importante é você saber que sempre deve se proteger, e nunca acreditar que o mercado sempre irá se comportar em movimentos pequenos e na mesma direção.


Entre em contato, deixe seu comentário.

Acesse o site www.beoninvest.com.br e conheça mais sobre estratégias automatizadas.

Cadastre-se  e receba acesso gratuito à todos os robôs em conta demo.

  • Be On Invest - Canal no Youtube
  • Be On Invest - Facebook
  • Be On Invest - Linkedin
  • Be On Invest - Instagram

Alameda Franca, 243 - Jardim Paulista.

São Paulo - SP

Be On Invest

Plataforma de Robôs de Investimento.

© 2020 Be On Invest.

Telefone: (11) 9 6169-4558
contato@beoninvest.com.br

Históricos de rentabilidade não são garantia de retornos futuros. O mercado de renda-variável assim como de Robôs de Investimento envolve riscos e está sujeito a eventualidades e efeitos externos diversos que envolvem imprevisibilidade e, assim, riscos financeiros, embora nosso trabalho vise minimizar tais riscos e conseguir o máximo de rentabilidade a nossos clientes. Robôs Trader