O que é Drawdown de um robô e pra que ele serve?


Entender o que é Drawdown e Drawdown máximo (também conhecida como Perda máxima histórica, ou Máximo Drawdown) com certeza é um dos passos mais importantes quando se trata de Renda Variável e de Robôs de Investimento.


Neste artigo explicaremos:

  1. Drawdown o que é?

  2. Drawdown como calcular?

  3. Para que serve o Drawdown?

  4. Qual o impacto do Drawdown nos investimentos?

  5. Como analisar um Drawdown?

  6. O que é Máximo DrawDown (MDD)?

  7. O que é um pico e o que é um vale?


O motivo dessa importância tão grande é que o Drawdown é a principal ferramenta para realizar uma boa gestão de risco.


Através do cálculo do Drawdown máximo, você consegue medir qual é a maior perda de um ativo/robô/portfólio, no pior cenário histórico (cenário de estresse).


Saber interpretar o Drawdown máximo irá possibilitar que você faça investimentos muito mais alinhados ao seu perfil de investidor.



Conceito:


Drawdown mede as quedas de um ativo/robô/portfólio.


É expresso em termos percentuais e é calculado através da diferença entre um topo e um vale de performance.


Contudo, muito mais importante que o Drawdown, é o Drawdown máximo (Perda máxima histórica). O Drawdown máximo nada mais é que a maior perda (queda) de um ativo/robô/portfólio.


Para facilitar a compreensão, vamos apresentar um exemplo simples de como calcular o Drawdown máximo.


Suponhamos que se tenha a ação de uma empresa fictícia, a Empresa X.


Essa Empresa X decide por abrir capital na Bolsa e que o preço inicial de uma ação da empresa X será de R$ 1,00.


Depois da abertura de capital da Empresa X, O preço da ação dela oscilou conforme o gráfico abaixo nos XX primeiros dias:







Qual é o Drawdown máximo da Empresa X?


O primeiro passo é mapear os topos e o vales históricos do preço da ação, conforme imagem abaixo:





Com isso em mãos, calcula-se a maior diferença entre um topo e um vale do histórico de preços da ação da Empresa X, conforme figura abaixo:





Percebemos que a ação da Empresa X passou por dois momentos de Drawdown, mas o Drawdown máximo dela (ou seja, a maior perda histórica) é de - R$ 6,00.


Dessa forma, o Máximo Drawdown (MDD) é tido como uma medida de risco importante, pois ela mede, num cenário extremo, a volatilidade do ativo.


Trazendo para o contexto de robôs trader, o Drawdown máximo é o principal indicador que se deve avaliar.


Ele é calculado em cima do valor alocado para se operar no robô. Então, dizer que um robô hipotético teve um Drawdown máximo (MDD) de 50%, significa que esse robô já chegou a perder, em sua pior sequência histórica, 50% do capital que estava alocado nele.


Lembrando que é esperado que os bons robôs repitam seus comportamentos estatísticos, então um robô com Drawdown máximo histórico de 50% tende a repetir essa perda futuramente em um cenário desfavorável à estratégia dele.



Como você pode diminuir o Drawdown com os robôs trader?


Primeiramente, é importante ressaltar a segurança que um bom robô trader pode te trazer. Isso porque bons robôs trader possuem travas de segurança eficientes e neles você consegue calcular a qual risco está se expondo para buscar os altos retornos.


E, mesmo com risco calculado, os robôs trader de maneira individual costumam apresentar Drawdown máximo acima de 30%; mas existem táticas muito efetivas para reduzir o risco operando com robôs de investimento.


A principal forma de reduzir o risco e aumentar a consistência nas operações com robôs é utilizando estratégias que se complementem.


Isso porque se você tem, por exemplo, um robô oscilador, um de tendência e um contra tendência, é pouco provável que eles passem por períodos de Drawdown juntos. (Não sabe o que é um robô oscilador, de tendência ou contra-tendência? Clique aqui)


Usando essa e outras táticas, é possível utilizar robôs trader com risco calculado e Drawdown máximo na casa de 10%, 15%, …, você escolhe o risco ao qual quer se expor!


Através da plataforma da Be On você consegue avaliar automaticamente Drawdown máximo dos robôs, calcular automaticamente Drawdown máximo de portfólios de robôs e operar com facilidade com os melhores robôs de investimento do mercado.


Ainda não possui sua conta gratuita na Be On plataforma de robôs de investimento? Crie a sua em 30 segundos clicando aqui.

  • Be On Invest - Canal no Youtube
  • Be On Invest - Facebook
  • Be On Invest - Linkedin
  • Be On Invest - Instagram

Alameda Santos, 1909 - Jardim Paulista.

São Paulo - SP

Be On Invest

Plataforma de Robôs de Investimento.

© 2020 Be On Invest.

Telefone: (11) 9 8991 - 2006
contato@beoninvest.com.br

Históricos de rentabilidade não são garantia de retornos futuros. O mercado de renda-variável assim como de Robôs de Investimento envolve riscos e está sujeito a eventualidades e efeitos externos diversos que envolvem imprevisibilidade e, assim, riscos financeiros, embora nosso trabalho vise minimizar tais riscos e conseguir o máximo de rentabilidade a nossos clientes. Robôs Trader