Robôs trader funcionam?

Esse artigo possui como objetivo responder às seguintes questões:

  1. Robôs trader funcionam?

  2. Como saber se um robô é bom?

  3. Como escolher um bom robô?


Cada dia mais os robôs de investimento estão tomando conta do mercado de investimentos. Nos Estados Unidos, mais de 85% do volume das negociações na Bolsa de Valores já é realizado por robôs.


Como os robôs para Bolsa de Valores vem crescendo muito no Brasil recentemente, há muitas pessoas que estão tendo seu primeiro contato com essa modalidade de investimento.


Acontece que, com o crescente número de pessoas procurando pelos robôs, cresce também o número de relatos de pessoas utilizando robôs não confiáveis.


Para orientar você que é iniciante com robôs de investimento ou está começando a utilizar robôs trader, elaboramos um guia de como saber se um robô é confiável.


Isso não significa que seguindo o passo a passo que traremos aqui você estará imune a pessoas mal intencionadas, mas vai minimizar as suas chances de cair em ciladas.


Bom, vamos ao passo a passo:



1- Retorno garantido:


Se você é novato em Renda Variável ou não, vai se deparar na internet com anúncios de “robôs com retorno garantido”, “robôs com 100% de acerto” e coisas do tipo. Fuja disso!


Não existe retorno garantido em Renda Variável. Se você almeja maiores retornos, terá que assumir risco. É importante que você gerencie o risco ao qual irá se expor.



2- Travas de segurança


Todo bom robô possui travas de segurança.


As principais travas de segurança são:

  • Stop loss confiável: robôs bem desenvolvidos não “pulam stop”.


  • Trava de perdas diárias: robôs com boa gestão de risco possuem travas de perdas diárias, de tal forma que se ele perder mais do que determinado valor, ele para de realizar operações;


  • Risco controlado: o principal indicador de risco de um robô é o Máximo Drawdown (MDD), portanto você precisa buscar saber quanto o robô chegou a perder na pior fase dele.



3- Número de operações


De maneira geral, não é vantajoso que o robô opere muito. É muito difícil que um robô que realiza muitas operações todos os dias seja lucrativo.


Isso porque a cada operação que ele realiza incorre em custos para o investidor: custo de corretagem (caso a corretora não tenha corretagem zerada) e as taxas que a B3 cobra (taxa de registro e emolumentos).


Para quem busca maior número de operações, costuma ser mais vantajoso buscar diversificação de robôs. Assim, terá diferentes estratégias operando ao mesmo tempo, cada uma buscando lucrar com momentos diferentes de mercado.



4- Mercado de operação


O mercado de capitais regulado no Brasil é a Bolsa de Valores, a B3. Todos os outros mercados de capitais são proibidos pela CVM.


Dessa forma, robôs que operam em mercados que não seja a B3 não possuem nenhum amparo legal por aqui.



5- Histórico de operação


Bons robôs possuem históricos de operações confiáveis.


É comum encontrar robôs perfeitos para o passado, de tal maneira que, quando começam a operar em ambiente real, se comportam de forma totalmente diferente.


Por isso, é recomendável que se observe se o robô que está de olho também possui um histórico de conta real.


Não é necessário que ele seja muito longo, mas alguns meses de operação em conta real já são suficientes para observar se o robô segue os padrões estatísticos do histórico completo dele.



6- Desenvolvedor confiável


Busque saber quem desenvolveu o robô que estiver avaliando.


Bons desenvolvedores costumam se apresentar, possuem boa reputação no mercado, vão te auxiliar a entender como o robô funciona e fornecerão todas as informações necessárias para a sua tomada de decisão.


Os robôs trader já são regulados pelo órgão regulador do mercado financeiro brasileiro, a Comissão de Valores Mobiliários (CVM). Dessa forma, o desenvolvedor do robô precisa ter certificação junto à APIMEC de Analista CNPI-T.


Caso seja robô de alguma empresa, busque saber qual é a reputação dela, se ela possui páginas antigas em redes sociais, se possui CNPJ ativo, olhe o Reclame Aqui da empresa…



Se você quer saber quais são as melhores práticas ao investir com robôs, clique aqui.


Caso você queira aprender a analisar robôs, clique aqui.


  • Be On Invest - Canal no Youtube
  • Be On Invest - Facebook
  • Be On Invest - Linkedin
  • Be On Invest - Instagram

Alameda Santos, 1909 - Jardim Paulista.

São Paulo - SP

Be On Invest

Plataforma de Robôs de Investimento.

© 2020 Be On Invest.

Telefone: (11) 9 8991 - 2006
contato@beoninvest.com.br

Históricos de rentabilidade não são garantia de retornos futuros. O mercado de renda-variável assim como de Robôs de Investimento envolve riscos e está sujeito a eventualidades e efeitos externos diversos que envolvem imprevisibilidade e, assim, riscos financeiros, embora nosso trabalho vise minimizar tais riscos e conseguir o máximo de rentabilidade a nossos clientes. Robôs Trader