HFT – COMO FUNCIONAM OS ROBÔS DE ALTA FREQUÊNCIA


Este artigo foi construído em parceria com Fábio Santos – Blog Meu Day Trade.


HFT é uma tecnologia que vem revolucionando o mercado financeiro, os programas são cada vez mais bem codificados, e através deles, os investidores/traders conseguem criar um algoritmo e com isso fazer operações de forma automática em um período muito curto.

Ou seja, essa tecnologia nada mais é do que um tipo de estratégia, que um operador possui para fazer negociações de mercado. Porém, ela ainda é recomendada e usada apenas por investidores de alto nível e que possuem muita grana, uma vez que essa tecnologia não é nenhum pouco barata.



Mas afinal o que é HTF?

Da sigla em inglês “High Frequency Trading”, traduzida como “Negociação de Alta Frequência, nada mais é do que negociações de ativos, compra e venda, que é feita de forma automática, por “robôs” em um período de tempo bem curto. Normalmente essas operações levam menos de segundos, onde os investidores ou negociadores conseguem obter lucros com pequenas variações de preços.

Simplificando ainda mais, os HTFs são trades ou negociações realizadas com algumas características essenciais:

Em um tempo muito curto;Alta velocidadeCom grande quantidade lotes.

Além disso, esse tipo de operação é feito através de computadores muito potentes, através de algoritmos extremamente especializados e que custam uma fortuna.



Como surgiu o HFT?

Essa tecnologia surgiu devido as modernizações de sistemas que foram criados na Bolsa de Valores. Tal tecnologia consegue otimizar o tempo, que antes era preciso para enviar as informações para os negociadores, que tinham que receber esses dados, maneja-los e envia-los.

Com isso, também foi criado o robô de alta frequência, que sabia exatamente as estratégias que queria realizar e elaborava as operações em milésimos de segundos, fazendo todas as movimentações do mercado. Tal tecnologia vem ganhando espaço no mercado, iniciou-se com a informatização do pregão e tem aumentado muito com o passar dos anos.



Como funciona os Robôs de Alta Frequência?

De uma forma bem simplificada, os HTFs são operações feitas através de robôs. Esses robôs usam algoritmos complexos, fazem inúmeras operações de compra e venda em uma velocidade altíssima, em pouquíssimo tempo, dentro de um mesmo pregão. Normalmente os retornos dessas operações são baseados em estratégias e geram ganhos bem baixos, tipos centavos mesmo.

Além disso, tais operações são realizadas através de uma plataforma automatizada, que é gerida por grandes bancos de investimento, ou através de investidores institucionais. Usando o HFT é possível executar milhares de ordens em vários mercados ao mesmo tempo, em poucos segundos.


Tipos de HFT

Como esses robôs de alta frequência são baseados em estratégias, eles podem ter vários níveis de agressividade, que podem variar de acordo com o instrumento ou com o ativo. No geral, os investidores de alta frequência possuem as seguintes categorias:

Agressividade para negociar;Latência;Estratégias.

Dentro dessas estratégias, elas podem ter vários tipos, como por exemplo:

Opções de segurança;Nível de latência;Estilo de negociação;Regulamentação do mercado ou contexto do preço do ativo.


Os softwares que realizam essas operações, podem se basear na estratégia que for da escolha do investidor, usando uma análise técnica, fundamentalista ou através de métodos quantitativos, que também podem ser conhecidos como quants.


Sendo assim, é preciso conhecer sobre o mercado financeiro para trabalhar com HFT, o sistema não é recomendado para Traders iniciantes. Para praticar e aprender a trabalhar no mercado, existem vários outros tipos de investimentos que estão disponíveis no mercado.

Contudo, existem robôs menos complexos que podem ser utilizados para negociações automatizadas, chamados de robôs de investimento de baixa frequência. A partir de uma estratégia pré-setada, o robô executa as operações automaticamente.

Entenda mais sobre estes robôs de investimento clicando aqui.


Esse tipo de tecnologia tem o lado positivo, que é justamente onde a maioria de nós Traders pecamos. Robô não pensa, ele executa a estratégia independente do que estiver acontecendo no mercado.


Sendo assim, tiramos o psicológico do trade, e certamente uma estratégia vencedora vai ser lucrativa.


Por outro lado, sabemos que o mercado muda, e uma estratégia engessada pode funcionar por alguns dias ou meses, mas quando o mercado mudar o robô deixará de ser lucrativo.

Nesse sentido, devemos sempre estar atentos às mudanças do mercado para fazermos as devidas otimizações nesses robôs, caso contrário, podemos perder uma boa grana



.

Acesse o site www.beoninvest.com.br, conheça mais sobre estratégias automatizadas e comece a investir com robôs!


Os Robôs de Investimento vieram para facilitar a vida do trader e até trazer uma nova forma de investimento para quem não é trader. Faça um teste totalmente gratis em nossa plataforma e veja como entrar na nova era de investimentos é rápido e fácil.



Cadastre-se e receba acesso gratuito à todos os robôs de investimento em conta demo.

Este artigo foi construído em parceria com Fábio Santos – Blog Meu Day Trade.

  • Be On Invest - Canal no Youtube
  • Be On Invest - Facebook
  • Be On Invest - Linkedin
  • Be On Invest - Instagram

Alameda Franca, 243 - Jardim Paulista.

São Paulo - SP

Be On Invest

Plataforma de Robôs de Investimento.

© 2020 Be On Invest.

Telefone: (11) 9 6169-4558
contato@beoninvest.com.br

Históricos de rentabilidade não são garantia de retornos futuros. O mercado de renda-variável assim como de Robôs de Investimento envolve riscos e está sujeito a eventualidades e efeitos externos diversos que envolvem imprevisibilidade e, assim, riscos financeiros, embora nosso trabalho vise minimizar tais riscos e conseguir o máximo de rentabilidade a nossos clientes. Robôs Trader