Robôs: Disciplina e Riscos

Esse artigo foi construído em parceria com a Educa Capital.


Parar ou não um Robô manualmente? Mudar a estratégia? Quais as consequências?


Investimentos automatizados podem ser classificados em robôs advisors e robôs trader.


Os robôs advisors são como consultores financeiros, montando e desmontando carteiras de investimentos, conforme questionários e perfis dos investidores. Podem mesclar renda fixa e renda variável. Já os robôs trader tem foco apenas em renda variável, e seguem à risca uma estratégia pré-determinada pelo seu autor para comprar ou vender um ativo. Ambos nos trazem, além de possibilidade de lucro, um dos bens mais valiosos da nossa geração: tempo.


Quando colocamos um robô trader em execução, dependendo do nosso perfil e experiência, vários sentimentos e dúvidas podem surgir: Acompanhar ou não suas execuções? Se está ganhando aumento ou não meu investimento? Se está perdendo, devo parar ou arriscar mais para recuperar? Devo parar no meio de um trade e garantir o lucro?



A resposta de cada pergunta é a mesma: tenha disciplina com a estratégia e controle seus riscos.



Você pode acompanhar a execução o tempo todo, mas isso vai trazer a tona seu perfil “jogador” e deixar de lado o “investidor”. É como acompanhar uma corrida de cavalos, você vai ficar “torcendo” pelo robô e seu emocional uma hora ou outra vai acabar interferindo na estratégia. Muitas vezes vai parecer vantajoso parar o robô na mão, algumas vezes isso até vai evitar um loss, mas fazer com frequência não vai permitir saber se está utilizando uma estratégia adequada, e isso prejudica (muito) a disciplina.


Se ficamos mudando a estratégia o tempo todo, acabamos investindo pelo retrovisor, correndo atrás de situações que já passaram e podem não se repetir. Você monta sua estratégia para situações que vão acontecer, não que aconteceram. Além disso, neste ponto voltamos a falar sobre o tempo, você acaba trabalhando para o robô, ao invés de deixar ele trabalhar para você (e lembre-se que você de alguma forma pode estar pagando por isso).


Toda renda variável tem riscos, algumas mais outra menos. Os robôs trader da Be On Invest têm risco. Em contra partida, podem trazer grande lucros que não seriam possíveis com atuação manual ou em renda fixa. Por este motivo, a disciplina precisa ser combinada com a gestão de riscos. Utilizar uma estratégia de day trade (qualquer que seja) vai exigir suporte a risco. Você pode pegar um período ruim, e no momento que desiste, deixa de estar posicionado justamente quando os grandes ganhos acontecem. Isso geralmente acontece com quem investiu mais do que suportava perder, ou quem imaginava que iria apenas ter retorno positivo por ser um “investimento com robôs”.


Agora, se você teve disciplina com uma estratégia, suportou o risco que havia calculado, e mesmo assim não teve sucesso, aí avalie trocar a estratégia. Não existe um setup único, nem estratégia definitiva, que possibilite você ficar rico ou ganhar pra sempre. Lembre-se que o que te traz dinheiro e capital é o seu trabalho, os investimentos (qualquer modalidade) mantém e aumentam este capital, e precisam ser avaliados sob seus respectivos aspectos, riscos e possibilidade de retorno.


Dúvidas, entre em contato ou deixe seu comentário.

Acesse o site www.beoninvest.com.br, conheça mais sobre estratégias automatizadas e comece a investir com robôs!

Cadastre-se e receba acesso gratuito à todos os robôs em conta demo. Robô Trader

  • Be On Invest - Canal no Youtube
  • Be On Invest - Facebook
  • Be On Invest - Linkedin
  • Be On Invest - Instagram

Alameda Franca, 243 - Jardim Paulista.

São Paulo - SP

Be On Invest

Plataforma de Robôs de Investimento.

© 2020 Be On Invest.

Telefone: (11) 9 6169-4558
contato@beoninvest.com.br

Históricos de rentabilidade não são garantia de retornos futuros. O mercado de renda-variável assim como de Robôs de Investimento envolve riscos e está sujeito a eventualidades e efeitos externos diversos que envolvem imprevisibilidade e, assim, riscos financeiros, embora nosso trabalho vise minimizar tais riscos e conseguir o máximo de rentabilidade a nossos clientes. Robôs Trader