Tape Reading - O que é?

Este artigo foi construído em parceria com Fábio Santos – Blog Meu Day Trade.


A técnica de Tape Reading, que também pode ser conhecida e ensinada como Leitura de Fluxo de Ordens, é a prática que trata de observar operações de compra e venda dentro de um pregão, bem como as intenções dos participantes.


Ou seja, devemos estar atentos às movimentações dos players. E com base nesses dados, tomarmos nossas decisões.


O que é Tape Reading?


Antes de mais nada, o nome Tape Reading, cuja tradução literal é “Leitura de Fita”, surgiu a muito tempo atrás, a partir de uma máquina chamada Ticker Tape Machine.



Basicamente, essa máquina registrava as informações sobre as negociações ocorridas durante o pregão e imprimia tais informações em uma espécie de fita.


Nesse sentido, Investidores e Trader da época liam essa fita para saber o fluxo de negociações e então tomavam suas decisões, ou seja, compravam, vendiam ou ficavam de fora.


Mais tarde, com o surgimento do pregão eletrônico, a Ticker Tape Machine foi aposentada, porém, o Tape Reading continuou a ser utilizado por muitos participantes.


Tape Reading nos dias de hoje


Hoje, com o avanço das tecnologias, existem plataformas e ferramentas próprias para realizarmos a Leitura de Fluxo de Ordens.


E são com a ajuda dessas ferramentas que extraímos as informações necessária para entrar e sair das operações, ou seja, executarmos ordens de compra e venda. Vou explicar melhor no decorrer deste post.



O objetivo da Leitura de Fluxo de Ordens


O Tape Reading não é considerado uma técnica para análise de investimentos, como outros tipos de análises que existem, como a Análise Fundamentalista e a Análise Técnica, as duas possuem objetivos bem diferentes, como por exemplo:


- Análise Fundamentalista: usa o modelo de precificação, estudando a fundo todos os números da empresa para chegar a um valor de ativo justo.


- Análise técnica: identifica um padrão dentro do gráfico de preços, para antecipar algum movimento que o mercado possa ter.


- E por fim o Tape Reading: que é a leitura desse movimento do mercado, ao invés de tentar entender os valores.


Em teoria, a explicação parece simples e a técnica do Tape Reading fácil de ser executada, mas é preciso entender que tudo isso envolve muito estudo no ativo que vai operar, e que nada é exato.


Todas as técnicas são baseadas em probabilidades, o Tape Reading oferece várias oportunidades ao longo de todo o dia, e quando combinado com outros tipos de análises se torna uma estratégia para melhorar resultados.


A técnica de Tape Reading funciona?


Atualmente a técnica vem ganhando muitos estudiosos e adeptos, principalmente com a criação de novos programas com algoritmos que auxiliam nos detalhes de informações.


Muitas vezes é impossível que todos os dados sejam vistos apenas por uma tela, esses dados são como:


Book de ofertas: onde mostra a concentração de vendedores e compradores. Mostra a intenção dos participantes. Saldo dos compradores e vendedores de acordo com a fração do tempo.


Os agressores, que são as pessoas que fecham os negócios pelo preço do mercado. As instituições financeiras que fazem a transação.


E a leitura dos negócios fechados que mostra o tamanho de cada lote.


É realmente preciso saber de tudo isso para conseguir identificar algum tipo e operar fazendo Tape Reading? Nem sempre. Mas as técnicas são muito usadas para quem faz Day Trade, onde é possível realizar uma análise totalmente completa e ter resultados excelente.



Operações


Na prática, o Tape Reading funciona da seguinte forma, quando você quiser fazer uma operação, deve analisar a atuação do participantes.


Ou seja, verificando as intenções deles, além é claro das ações dos mesmos.


Nesse sentido, devemos tomar nossas decisões baseadas no que está acontecendo no momento, ou seja, seguir o fluxo.


Tais decisões são as entradas, saídas e também o gerenciamento do trade, visando sempre maximizar os lucros surfando os movimentos.


Popularização do Tape Reading


As técnicas de Tape Reading vêm se popularizando cada vez mais, e a cada dia surgem novas ferramentas e tecnologias para ajudar o Trader performar melhor.


Essa evolução tecnológica que gira em torno do mercado financeiro, pode permitir que as operações Tape Reading no Day Trade tenham uma excelente taxa de acerto.


Nesse sentido, cabe a cada Trader se preparar, estudar e praticar, pois no Tape Reading temos que “treinar o olho” para enxergar as oportunidades que o mercado nos dá.



O Tape Reading pode ser utilizado como técnica pura ou mesclada com outras técnicas, ou seja, uma mistura de várias técnicas.


Considerações Finais


Esse pode ser o grande segredo dos resultados e dos bons lucros, pois, a combinação de uma análise detalhada técnica com uma boa Leitura de Fluxo de Ordens, te faz entender melhor e ter maiores probabilidades de ser vencedor no mercado financeiro.


Outra saída para obter sucesso no day-trade é automatizar suas operações.


Os Robôs de Investimento já são uma realidade ao redor do mundo para atingir a tão sonhada consistência nos trades.


Use as estratégias vencedoras dos Robôs Trader do seu lado e entre para a nova era de investimentos automatizados.




Dúvidas, entre em contato ou deixe seu comentário.


Acesse o site www.beoninvest.com.br, conheça mais sobre estratégias automatizadas e comece a investir com robôs!


Os Robôs de Investimento vieram para facilitar a vida do trader e até trazer uma nova forma de investimento para quem não é trader. Faça um teste totalmente grátis em nossa plataforma e veja como entrar na nova era de investimentos é rápido e fácil.


Cadastre-se e receba acesso gratuito à todos os robôs de investimento em conta demo.


  • Be On Invest - Canal no Youtube
  • Be On Invest - Facebook
  • Be On Invest - Linkedin
  • Be On Invest - Instagram

Alameda Santos, 1909 - Jardim Paulista.

São Paulo - SP

Be On Invest

Plataforma de Robôs de Investimento.

© 2020 Be On Invest.

Telefone: (11) 9 8991 - 2006
contato@beoninvest.com.br

Históricos de rentabilidade não são garantia de retornos futuros. O mercado de renda-variável assim como de Robôs de Investimento envolve riscos e está sujeito a eventualidades e efeitos externos diversos que envolvem imprevisibilidade e, assim, riscos financeiros, embora nosso trabalho vise minimizar tais riscos e conseguir o máximo de rentabilidade a nossos clientes. Robôs Trader